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Segunda, 10 Dezembro 2018

Curso Informativo sobre Escotismo

Alcateia - Sementes do Jequitibá

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O Ramo lobinho é uma vertente do escotismo, voltado para meninos e meninas, em nossa alcateia formado por matilhas mistas, com idade de 6,5 (alfabetizado(a)) a 10 anos, este ramo foi criado logo após o ramo escoteiro, surgindo da necessidade de segregar melhor nossas crianças para atividades mais lúdicas e atraentes para esta faixa idade.

A Alcateia com o nome Sementes do Jequitibá, atua desde a criação do nosso grupo escoteiro trabalhando os fundamentos do ramo lobinho, que são baseados na obra de Rudyard Kipling [link para Wikipédia] autor do Livro da Selva (The Jungle Book) [link para pesquisa no google], que narra a história do menino lobo o Mogli. Esta é uma das razões que chamamos as crianças neste ramo de “Lobinhos”, também desta obra foram extraídos alguns personagens que representam a progressão pessoal dos lobinhos em cada uma das áreas de desenvolvimento como se vê abaixo:

Bagheera: Físico

Baloo: Caráter

Kaa: Intelectual

Rikki-tikki-tavi

Kotick: Social

Francisco de Assis: Espiritual

Rikki-tikki-tavi: Afetivo

 

 

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INSPEÇÃO DE GILWELL

 

INSPEÇÃO DE GILWELL

 

A inspeção normalmente é feita no último dia do acampamento, denominada Inspeção Oficial do Acampamento, com hora e dia marcados, a fim de avaliar todos os trabalhos desenvolvidos pela patrulha. Porém, nada impede que o Chefe efetue inspeções no decorrer do acampamento informalmente com ou sem a presença da patrulha, principalmente para avaliar a higiene e a organização do campo. Cabe ressaltar que no caso de uma inspeção no campo sem a presença da patrulha, o Chefe não poderá inspecionar as bolsas ou qualquer bem individual dos jovens.

No dia e hora marcados, a patrulha deverá se apresentar de vestuário completo e limpo, dar seu grito e aguardar em formação do lado de fora do campo, ao lado do portal.

Após o monitor apresentar a patrulha, o Chefe inicia a inspeção, considerando:

a – Grito da Patrulha.

b -  Totem "Bastão acheter viagra da Patrulha".

c – Uniforme Completo.

d – Higiene Pessoal.

Avaliados os requisitos acima, o Chefe solicita ao Monitor que o acompanhe na inspeção do campo e na organização do material individual. É preciso informá-lo sobre os seus acertos e erros.

1 – Cerca

O Campo da Patrulha deverá estar cercado e as cordas esticadas. Vale lembrar que a CERCA representa para a patrulha seu campo (“Casa”) a qual deverá cuidar e zelar. A área externa do campo também deverá ser cuidada e limpa (uma distância média de 02 metros da cerca).

2 – Entrada (Portal)

O portal deve ter boa passagem (altura de no mínimo 2 metros e 1,5 de largura) para que todos do campo possam passar por ele.  Lembre-se de que o portal é a entrada para seu campo e deve estar limpo e ser de fácil acesso.

3 – Cozinha

A cozinha deve estar sobre um toldo para proteção da chuva e do vento. O fogão pode ser montado sobre a mesa ou separado, mas abaixo do toldo da cozinha, que deverá ter pelo menos uma mesa para auxiliar os cozinheiros no preparo da alimentação.

Após cada refeição, os cozinheiros deverão efetuar a limpeza do local, das mesas e panelas, além de organizá-las em locais apropriados. As caixas de alimentação ou de material de cozinha precisam der suspensas para não ficarem em contato com o solo e insetos.

3-1 Fossas

Para manter a higiene e os animais afastados do acampamento, é necessário construir fossas. Há dois tipos de fossa:  a escavada na terra, e a aérea com sacos de lixo pendurados. Ambas requerem uma série de cuidados.

A fossa líquida poderá ser feita no lado de fora da cozinha, para evitar moscas e mau cheiro. Deverá ser cercada e com tampa para evitar acidentes. Faça os buracos medindo 40cm x 40cm e 60cm de profundidade, coloque folhas no fundo e pedras. No final do dia, jogue CAL para eliminar o mal cheiro e afastar os bichos.

Na fossa seca poderão ser usados sacos de lixos, a serem transportados a locais apropriados no decorrer do acampamento ou no final. Para segurar os sacos, faça uma armação com madeira ou bambus. O tamanho da fossa dependerá do tamanho do saco, por isso pegue-o e encha-o com folhas (ou o que tiver de mais fácil). A dimensão da armação deve ser um pouco menor, pois as pontas precisam ser amarradas nas esquinas da armação.

4 – Campo do Lenhador

Deve ficar sob um toldo para proteger as ferramentas da chuva e do sol. A patrulha poderá guardar as ferramentas, sempre limpas, em pioneirias adequadas para facilitar o seu uso (ou dentro da caixa de patrulha). Jamais poderão ficar guardadas no campo de lenhador diretamente no chão.

O campo do lenhador é um local específico para trabalhar o corte das madeiras, guardar as ferramentas e as madeiras.

O espaço ideal do campo do lenhador, é um raio de 3 metros ou, no mínimo, um espaço em que seu maior patrulheiro estique seu braço para frente com a maior ferramenta, e efetue um giro de 360 graus.

5 – Barracas

As barracas deverão ficar à frente do campo, em um local limpo de pedras, madeiras, e uma do lado da outra. A abertura delas é de frente para o nascer do sol. Devem estar sobre lonas para evitar o contato direto com o solo, bem esticadas e montadas conforme orientação do manual do fabricante e sempre limpas. É bom evitar fechá-las e abri-las a qualquer momento.

6 – Pioneirias

Após a conclusão de toda estrutura básica do campo, a patrulha pode criar pioneirias que facilitarão a vida no campo, como: reservatório de água, copos de bambu, sapateiro, cabideiros, varal, porta-copo, torres de observação, mesas externas etc.

Na inspeção das pioneirias, é muito importante observar as amarras, os nós usados e se a amarra se adequa corretamente ao ângulo das junções das madeiras. Por estética, é importante que todos os excessos da corda/sisal sejam cortados. As amarras precisam ser firmes, seguras e o traçado seguindo o mesmo sentido para firmar melhor as madeiras.

7 – Material individual

Para a inspeção todo material individual deverá ser exposto sobre uma lona, conforme regras abaixo:

  • Mochilas: Totalmente abertas e vazias, o cobertor pode ficar aberto sobre o saco de dormir/colchonetes ou dobrado.
  • Camisas, agasalhos, calças, bermudas e shorts: devem ficar dobrados. As roupas sujas devem ficar separadas das limpas em sacolas plásticas.
  • Material de higiene: Sobre a toalha. O material de higiene bucal deverá ficar separado do material de banho e uso pessoal.
  • Pochetes: Vazias e seu conteúdo sobre a toalha.
  • Equipamentos eletrônicos: fora das capinhas e sem pilhas.
  • Prato, copo e talheres: limpos sobre a sacola plástica. Também é indicado colocá-los na cozinha (Deve ser padrão na patrulha: ou todos colocam na cozinha ou todos deixam junto com o material individual).
  • Roupa íntima: Não é necessário tirá-las, podem ficar nos sacos plásticos.
  • Tênis: Tênis limpos sobre o saco de dormir/colchonete; tênis sujos dentro de sacola plástica aberta.
  • Roupas molhadas: deverão ficar estendidas no varal.

OBS: Caso não seja feita a inspeção do material individual, as mochilas e sacos de domir deverão ficar dentro da barraca (ao fundo).

 

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Check-list de Materiais Individuais

 

Check-list de Materiais Individuais para Acampamento de Lobinho,

Escoteiro, Sênior  (02) dois dias.

 

Ordem

Material de dormir/ roupas e outros

Quantidade

1

Saco de dormir ou colchonete ou isolante térmico

01

2

Manto ou edredon pequeno parasse cobrir

01

3

Camisetas com motivo escoteiro

03

4

Bermudas

01

5

Bermudas ou shortes até o joelho para atividade

02

6

Calça comprida a mais usada possível

01

7

Agasalho

01

8

Roupa intima

04

9

Cobertura

01

10

Uma muda de roupa e calçado para rala

01

11

Mochila de atac para caminhada

01

12

Tênis ou bota reserva

01

13

Chinelo

01

14

Capa de chuva

01

15

Lanterna com pilha reserva

01

16

Canivete – se estiver a especialidade de técnicas de sapa

01

17

Cantil  ou garrafinha squeese para agua

01

18

Sacolas de plástico – pode ser a de supermercado para colocar roupa sujas

05

19

Embornal ou sacola com o kit papinha

01

20

Rouba de Banho

01

Kit de Higiene

21

Escova de dente

01

22

Pasta de dente ( tem nas farmácia embalagem pequena)

01

23

Sabonete (compre os pequenos usados em hotéis)

01

24

Shampo e creme (coloque o suficiente em frascos pequenos, acheter du cialis en ligne assim evitaremos desperdiço)

01

25

Escova de cabelo ou pente

01

26

Desodorante

01

27

Repelente

01

28

Protetor solar

01

29

Toalha de banho pequena ( se possível aquela que usamos para enxugar bebê, ela seca rápido e facilita)

01

Kit de identificação

30

Identidade (RG) copia

01

31

Carteirinha escoteira

01

32

Carteirinha do Plano de saúde e do SUS cópia

01

33

Dinheiro para eventuais necessidades, isso se tiver loja escoteira ou lanchonete.

01

34

Remédio de uso pessoal que por ventura esteja fazendo uso

 

Não esquecer de:

35

A autorização assinada pelos pais para ser entregue ao chefe responsável pela atividade;

Destacar na autorização as recomendações necessárias referente à saúde;

 

36

Sempre ir de vestuário completo para qualquer atividade escoteira

    

Colocar nome em todos os pertences

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